Acta do Encontro 02/02/2012

 

Acta da reunião de 02/02/2012

No dia 02 de Dezembro de 2012, pelas 15:00h, reuniu-se no Café-Teatro da Comuna, em Assembleia Aberta, o Grupo “Indignados de Lisboa”, com a seguinte ordem de trabalhos:

1º Informações Gerais

2º Continuação do debate de temas da Caixa de Ideias.

3º Testemunho de elemento de nacionalidade Eslovena.

A assembleia contou com a presença de 7 pessoas.

No 1º ponto da ordem de trabalhos divulgaram-se as seguintes informações:

a) A Página do Facebook dos Indignados atingiu quase os 12.000 likes e o estudo comparativo dos diferentes grupos demonstrou que está em 5º lugar,

b) Foram dadas duas entrevistas, uma para um mestrado e outra para um doutoramento, sendo a primeira filmada e a segunda gravada.

c) A representante da PIIGS UNITED facultou lista de contactos de grupos.

d) O Ciclo de Conferências da Juventude. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto na parte da manhã e ainda de um representante da IPDJ. Os Indignados estiveram representados por um elemento na parte da tarde, juntamente com dois elementos do Grupo de Trabalho de Democracia Direta. No decurso do evento foram apresentadas as ações jovens a nível de bairros, trocou-se informação acerca de sexualidade e houve atuações de grupos de teatro, danças e cantares. O evento contou ainda com a presença de Nuno Cardoso de Almeida que falou de sociologia. Foi fornecido endereço eletrónico do Grupo de Trabalho de Democracia Direta, bem como o nome de dois dos seus dinamizadores, que anunciaram a itenção de se passarem a reunir quinzenalmente na Casa do Alentejo. Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas, sobre democracia direta. O grupo de trabalho defeniu democracia direta e fez uma exposição sobre a situação atual. Os Indignados lançaram a ideia do Deputado Virtual, que correspoderia a um lugar vago na Assembleia e cujas decisões seriam votadas por browser.

e) A Assembleia Popular de Coimbra difundiu comunicado sugerindo a realização do evento inter-grupos em Fevereiro de 2013 e pedindo a confirmação dos diferentes grupos de forma a tratar da logística do evento. Sugerida a difusão da informação pelos diferentes grupos.

f) Foi proposta a organização de reuniões de ativistas com vista à organização de um evento “Ativar” que consistiria em sessões simultâneas e troca de ideias entre grupos. A primeira reunião para organização do evento ficou projetada para janeiro e a realização do evento entre março e Maio.

g) Foi sublinhada a necessidade de maior participação dos Indignados nos seus próprios eventos de ação direta.

h) Foi prestada informação sobre a horta da Damaia que está presentemente com problemas, devido às pressões da Câmara com vista à sua extinção. Ficou planeado encontro para o Sábado seguinte para reunião com as pessoas que estão a manter.

Não havendo mais informações, passou-se ao 2º ponto da ordem de trabalhos, prosseguindo-se a discussão do tema Corrupção e Justiça.

a) Foi sugerida a criação de um site sobre questões relacionadas com corrupção e mais uma vez a realização de ações temáticas diretas.

b) Seguiu-se apresentação de proposta relativa à Adjudicação de projetos públicos, que foi aprovada em alguns dos seus aspetos mas que sofreu alguns ajustes:

· Estabeleceu-se a necessidade de diferenciar os pequenos dos grandes projetos públicos, determinando-se que a concretização dos primeiros deveria ser assegurada pelos recursos do próprio Estado, sempre que possível, sem recurso a concurso público e que se abrisse concurso público, para os grande projetos públicos.

· Enfatizou-se a necessidade de envio periódico de informação digital a todas as empresas com atividade aberta na área específica de cada concurso, de forma a permitir canditaturas e preparação atempada.

· Estabeleceu-se a necessidade de estimular a participação de médias empresas com especial prevalência das empresas locais, mediante a avaliação do respetivo impacto na economia local.

· Estabeleceu-se que todos os concursos contassem com uma orçamentação prévia do Estado para servir de base aos orçamentos das empresas concorrentes.

· No que toca à escolha do júri de avaliação estabeleceu-se que este deveria ser escolhido mediante a apresentação de currículos anónimos ou por sorteio.

· Determinou-se que ninguém sob suspeita ou condenação por crimes de fraude ou corrupção poderia participar em concursos presentes ou futuros.

· Estabeleceu-se que qualquer dos envolvidos no concurso ficaria contratualmente obrigado a denunciar todas as irregularidades no decurso do mesmo.

· Uma vez terminado o debate sobre o tema, decidiu-se reformular a proposta para edição na Página dos IL para edição e posterior discussão em assembleia.

 

Passou-se de seguida ao 3º ponto da ordem de trabalhos e o elemento de nacionalidade Eslovena forneceu ao grupo um panorama geral da situação no seu país ao que se seguiu curta sessão de perguntas e respostas.

a) Comunicada a existência de uma página de divulgação da situação da Eslovénia no Facebook, cuja divulgação ficou de se fazer na página dos IL.

b) Apurados casos de repressão policial semelhantes aos nossos.

c) No que diz respeito ao início das ações na Eslovénia apurou-se que estas há se tinham inciado apenas há cerca de um mês e que eram na sua maioria espontâneas, embora houve já um grupo a organizar manifestações

d) A título informativo, alguns elementos do grupo sugeriram vários tipos de ações criativas e de workshops inter-grupos, que permitissem aos ativistas Eslovanos trabalhar em rede com os movimentos dos movimentos dos diferentes países, para aprendizagem, troca de experiências e organização de ações globais.

e) Relativamente aos media Eslovenos apurou-se a prevalência da informação de qualidade em jornais de esquerda.

 

Nada mais havendo a discutir a reunião foi encerrada às 17:50.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s