Resumo do Encontro dos Indignados de Lisboa, 31/01/2012

Ordem de trabalhos:

– Informações gerais

– Discussão sobre o protesto Anti-Acta

– Discussão sobre a acção do Boicote ao Pagamento dos Transportes Públicos

– Discussão sobre o 2º Encontro Nacional de Assembleias

– Organização de Assembleias Populares de Bairro

– Discussão sobre o comunicado da Assembleia Popular Coimbra ao 15.O

Na reunião estiveram presentes cerca de 20 pessoas, um número que tem vindo a aumentar, em amena confraternização num acolhedor espaço da Bica.

Uma pessoa presente resumiu as decisões tidas na reunião do grupo de mobilização do 15.O, salientando para o facto de se ter decidido repensar a data de realização do encontro nacional de activistas e o seu modo de elaboração, decisão essa que foi direccionada para o plenário da plataforma.

Assunto: ACTA. Discutiu-se sobre a promoção e a congregação do protesto em conjunto com outros grupos para diminuir uma possível sobrecarga de trabalhos e responsabilidades face a um protesto de grande magnitude (falou-se no grupo ‘artistas e públicos indignados’ e outros grupos anónimos). Promover o contacto com o movimento internacional. Informar devidamente todas as pessoas sobre o assunto. Discutiu-se formas de protesto, tais como: realização de uma máscara (do tipo V), criação de evento por localidade no Fb e na ‘agenda 365’, criação de um site anti-acta (blog ou wordpress), produção de panfletos informativos (a disseminar em formato pdf no site do evento ou outros) para distribuição/colagem a serem dados na manifestação da CGTP (agendada para o mesmo dia, 11 de Fevereiro), elaboração de uma performance e/ou flashmob, e discutiu-se a hora e o local mais indicado para a realização do protesto. Salientou-se para o pormenor da ACTA estar assinada mas não aprovada, e de ter vindo a ser preparada nos bastidores da política europeia desde pelo menos de 2008. A participação dos IL na manifestação da CGTP é só com o intuito de distribuição de panfletos e de incentivo às pessoas de participarem no protesto da ACTA.

Assunto: distribuição de panfletos do boicote ao pagamento dos transportes públicos (bptp). A acção teve lugar neste mesmo dia. Apareceram 2 pessoas para a distribuição em comparação com os 4 elementos da polícia, a qual soube da acção pelo agendamento no Fb. No geral a acção de informação correu sem incidentes, havendo outra marcada para o dia seguinte. Discutiu-se outros locais de distribuição de panfletos sem ser perto das faculdades. Falou-se do melhoramento do site/blog da plataforma de divulgação para permitir outras pessoas se dinamizem e se informem, e mencionou-se na elaboração de um fórum online. Colocou-se a ideia de falar com a RDA para a realização de um workshop de crachás pró-bptp, vulgo ‘passe social verdadeiro’. Discutiu-se a elaboração de um Tratado dos Transportes (TT), tipo manifesto poético. Salientou-se a reformulação dos flyers para Fevereiro com a explicitação da lei que está no blog do bptp.

Assunto: encontro nacional de assembleias/activistas. Uma pessoa resumiu a história recente da criação do mesmo a nível nacional, pelo menos desde Setembro do ano passado. Debate aberto e directo sobre o assunto. Consolidação da rectidão de princípios dos IL face ao 15.O. Discutiu-se a forma de participação dos IL no mesmo onde se adiantou a proposta de uma data (sendo esta a de 24/25 de Março) e se concluiu que se poderiam adicional e somente submeter propostas de temas a terem lugar no dito encontro.

Divulgou-se o debate sobre a Democracia em Benfica a 18 de Fevereiro. Evento a ser criado para informar e convidar mais pessoas a participar.

Lançou-se a ideia de elaboração de um debate sobre auto-gestão e auto-organização.

Assunto: Assembleias Populares de Bairro. Uma pessoa da Graça informou sobre o evoluir da assembleia do mesmo local e falou sobre a acção “Colheita de Sonhos” que teve lugar na sexta e sábado passado. Esta acção junto das pessoas locais teve sucesso e ficou-se com uma ideia dos problemas existentes a nível local e da abertura de algumas pessoas face à acção e aos propósitos da assembleia.

Assunto: Discussão sobre o comunicado da Assembleia Popular Coimbra ao 15.O sobre a realização do encontro nacional de activistas. Leu-se o comunicado elaborado por pessoas da Acampada de Coimbra. Foi consensual o seu conteúdo e a sua divulgação ao 15.O.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s