Vamos salvar a Horta do Monte! –

hortaAS IDEIAS SÃO PARA CULTIVAR E NÃO PARA DESPEJAR
JORNADAS (E NOITADAS) DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA.
DIVULGA! APARECE! 13 a 16 de Junho. Para SALVAR A HORTA DO MONTE. ASSINA! Nesta festa/resistência vamos soltar do corpo todos as imposições autoritárias que o governo nos quer impor e lutar juntos. Queremos criar resistência e pensamento critico para continuar.

Evento facebook: https://www.facebook.com/events/140005849530492/?ref=22

JUNTA-TE A NÓS! Vamos ter intervenções artisticas, informações a partilhar e ideias e debates para decidir proximas acções.
http://www.hortadomonte.blogspot.pt/
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2013N39744

RESUMO DO PROGRAMA (VARIOS GRUPOS E INICIATIVAS):

dias 13 a 16 – JORNADAS DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA Com a orientação do artista Pablo Caracol https://www.facebook.com/events/168301936674138/?ref=22

DIA 14 – Encontro Internacional Soberania Alimentar e da Semente_ Mãos na terra urbana: passeios e oficinas http://gaia.org.pt/node/16489

COMUNICADO:
HORTA DO MONTE PROJECTO COMUNITÁRIO

A Horta do Monte Projecto Comunitário é o n.º 61 da lista de classificação final do Programa Bip/Zip – Lisboa 2013 – Parcerias Locais. Ver mais em: http://habitacao.cm-lisboa.pt/?no=273800%2C092

A Horta do Monte Projecto Comunitário promove estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis na cidade pela prática do cultivo colectivo.

De acordo com as técnicas da Permacultura, criamos e fortalecemos laços entre pessoas de diversas faixas etárias e grupos sociais, onde a partilha e a transmissão de conhecimentos acontece.

O terreno onde se situa a Horta do Monte foi incluído na EMPREITADA. No. 11/12/DMAU/DAEP/DCEVGEP – CONSTRUÇÃO DO JARDIM DA CERCA DA GRAÇA – PROC. No. 32/CP/DEPS/N.D./2012 – D.R. No: 158 Série II de 2012-08-16, que prevê a total destruição da Horta do Monte para a substituir por um relvado!

Não houve discussão pública nem houve consideração pelo projecto existente no terreno. Mantemos uma atitude de receptividade e abertura. Consideramos que o nosso projecto pode ser enquadrado no Jardim da Cerca da Graça, representando uma mais valia para a comunidade ao nível social, cultural, ambiental e pedagógico.

O modelo de requalificação proposto pela CML através da proposta de Parque Hortícola da Graça, adapta-se às necessidades das hortas urbanas tradicionais – com talhões de cultivo individuais – mas não é compatível com o projecto de cultivo colectivo.

O Grupo de Trabalho para a Promoção da Agricultura Urbana na Cidade de Lisboa, da CML, está a colocar em risco a continuidade do nosso projecto, não tendo demonstrado a sensibilidade necessária em relação às suas características:

– Participação colectiva na produção de alimentos
– Educação para a sustentabilidade
– Estilos de vida saudáveis

Criámos uma petição que, neste momento, conta com mais de 960 signatários, ver mais em: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2013N39744, fizemos uma exposição ao Presidente da CML, fizemos um requerimento formal de informação à CML e solicitámos uma reunião para a apresentação do nosso projecto. Tudo foi ignorado.

A empreitada já está a decorrer e, apesar dos nossos esforços, não houve negociação no sentido de integrar a Horta do Monte no projecto. O departamento de espaços verdes do Gabinete Vereador José Sá Fernandes demonstrou uma inflexibilidade absoluta desde o primeiro momento.

Pela Horta do Monte Projecto Comunitário,

Inês Clematis
hortadomonte@gmail.com
http://hortadomonte.blogspot.pt/
http://facebook.com/hortadomonte
https://www.facebook.com/events/383473888439453/?ref=22

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário