A PAH ocupa mais um edifício em Barcelona

PAHA Plataforma anti despejos #recuperou” um edifício propriedade do Banco de Valência, a primeira entidade a ser “resgatada” com dinheiro público. Exige agora uma negociação com o banco para alojar familias mediante o pagamento de uma renda social.

A Plataforma de Afectados pelas Hipotecas (PAH) de Barcelona ocupou um edifício vazio no centro da cidade numa nova acção denominada “Obra social la PAH”. Trata-se de um edifício propriedade do Banco de Valência, o primeiro banco a ser “resgatado” com dinheiro público (3 mil milhões de euros).

A intenção da plataforma, que já fez o mesmo em 13 outros edifícios vazios propriedades de bancos em todo o país, é negociar com os proprietários – neste caso com o Caixa Bank – para que se ofereça alojamento a várias famílias em regime de arrendamento social.

Segundo o comunicado publicado no site da Plataforma, este edifício “alojará quatro famílias, três das quais vítima de despejo, e uma quarta que conseguiu dação em pagamento, mas não tem casa para viver.

A PAH argumenta que está a recorrer à desobediência civil para garantir os direitos fundamentais que o Governo não garante. “Não temos outra opção”, assegura o comunicado onde recordam que se tentou modificar a lei das Hipotecas mediante a entrega de uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP), que o governo recusou na “actual situação de emergência habitacional” em que muitas famílias não têm garantido o seu direito constitucional a uma habitação.

Criticam também o recurso ao Tribunal Constitucional do decreto andaluz anti despejos. “Enquanto o Partido Popular pressiona para retirar esta medida, e em vez de estende-la e amplia-la, depois de ter despejado as três medidas da ILP, que incluía o arrendamento social; a PAH põe em marcha a autotutela de direitos através da desobediência civil, porque não temos outra alternativa. Ou isto, ou famílias a viver na rua”, concluem os activistas pelo direito a habitação.

Via: http://www.publico.es/458817/la-pah-ocupa-otro-bloque-de-viviendas-vacias-en-barcelona

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s